fbpx

Saúde mental: benefícios em viajar sozinha

Por Lizandra Telles
Benefícios da saúde mental de viajar sozinha

Você já fez uma viagem sozinha? Saiba como viajar sozinha pode trazer benefícios para sua saúde mental e seu bem-estar.

Com a ampla disponibilidade de Wi-Fi e com o aumento das capacidades dos smartphones, as viagens solo estão ficando cada vez mais práticas.

Muitos acreditam que esses avanços tecnológicos tornam o mundo menos desanimador para ser explorado sozinho.

Confira cinco benefícios da saúde mental em viajar sozinha

Benefícios da saúde mental de viajar sozinha

1.Gera autoconfiança

Há uma série de maneiras em que viajar sozinha pode beneficiar sua saúde mental. 

Um dos maiores benefícios é a sua autoconfiança, que você pode desenvolver de uma maneira que você não seria capaz de fazer dentro de sua casa.

Você será colocada em situações em que você terá que confiar em si mesma, onde você não será capaz de confiar em ninguém. 

A viagem solo também pode melhorar sua autoconfiança, forçando-a na interação com novas pessoas, superando qualquer timidez que você possa sentir normalmente.

Veja também: Como planejar uma viagem sozinha

2. Desliga-se do estresse

A viagem solo dá a você a chance de fazer uma pausa no seu trabalho e na sua vida cotidiana. É uma oportunidade para se desligar do cotidiano.

Concentrar-se em visitas turísticas, explorar e conhecer um novo lugar a distrai do estresse da vida cotidiana. Isso também lhe dá a oportunidade de perceber o quanto são irrelevantes alguns dos estresses da vida.

Segundo um estudo realizado, três dias depois de tirar férias, os viajantes relatam sentir-se menos ansiosos, mais descansados ​​e com melhor humor.

Curiosamente, esses benefícios tendem a durar semanas após o término da viagem.

3. Você passa a gostar de estar sozinha

Viajar sozinha também beneficia sua saúde mental, ensinando-lhe a amar sua própria companhia.

Esta é uma habilidade importante que muitas pessoas não têm. Estar sozinha não significa que você tem que ficar sozinha.

Aprender a desfrutar da sua própria companhia é uma habilidade incrível que irá beneficiá-la para o resto da sua vida.

4. Enfrenta o desconhecido

Você também aprenderá a enfrentar o desconhecido ao viajar sozinha, em vez de temê-lo. O medo do desconhecido é um dos gatilhos de ansiedade mais comuns. 

Compõe muitos transtornos de ansiedade e pode causar respostas instintivas baseadas no medo. Viajar sozinha ajuda você a conquistar esse medo, forçando-a a aceitar que você será capaz de passar por tudo que aparecer no seu caminho.

Quando você chegar em sua casa, depois de viajar sozinha, você se sentirá invencível.

Viajar sozinha muda suas prioridades e você aprende a se colocar em primeiro lugar. Isso ajudará você a ter menos medo do mundo. 

Depois de concluir uma viagem solo, você perceberá como você pode ser auto-suficiente. Isso ajudará a melhorar sua confiança, aliviar a ansiedade e restaurar sua fé em si mesma.

De alguma forma, depois de voltar de viajar sozinha, o mundo é um pouco menos assustador.

5.Viajar reduz o risco de depressão

Enquanto as pessoas tendem a evitar o assunto em nossa sociedade, a depressão é infelizmente, um grande problema.

Felizmente, alternativas mais saudáveis ​​estão disponíveis para escapar da desesperança de um estado depressivo. Segundo pesquisa, a viagem pode ser uma delas.

Um estudo da Marshfield Clinic, em Wisconsin, descobriu que as mulheres que passam férias pelo menos duas vezes por ano são menos propensas a sofrer de depressão e estresse crônico do que as mulheres que passam menos de uma vez a cada dois anos.

Enquanto viajar sozinha pode ser benéfico para a sua saúde mental, é importante falar com um profissional médico se você está sofrendo com sintomas de depressão ou algo semelhante antes de fazer sua aventura.

Gostou do artigo? Compartilhe com suas amigas e amigos viajantes.

VOCÊ PODE GOSTAR

Escreva um comentário