fbpx

Primeira viagem internacional: Dicas aeroporto

Por Lizandra Telles
Primeira viagem internacional

Quando falamos de nossa primeira viagem internacional bate aquele friozinho na barriga. Então, pretendo te ajudar em sua primeira viagem internacional – dicas aeroporto.

A minha primeira viagem internacional foi quando tinha quinze anos, numa excursão para a Disney. Acho que estava mais ansiosa para ver o Mickey, do que preocupada com o aeroporto.

Lembro que na volta, minha mala extraviou, e fui a única premiada da excursão, mas minha maior dor era ter que voltar.

Esse episódio não esqueço, cheguei no Aeroporto Internacional de Guarulhos com aquele Mickey enorme de pelúcia na minha mão (que tenho até hoje) e chorando.

Quando minha mãe me viu, me perguntou: – Filha, está tudo bem? A minha resposta foi:- É que eu não queria voltar, mãe (rs).

Planejando sua primeira viagem internacional sozinha

Primeira viagem internacional: Dicas aeroporto

Caso sua primeira viagem internacional seja sozinha é muito importante planejar, verificar qual é o melhor destino para viajar sozinha e se sentir segura.

O maior stress de uma viagem, acredito que seja o aeroporto, principalmente se for fazer uma viagem internacional.

É necessário saber tudo que você precisa fazer e levar para o aeroporto, com isso sua viagem será mais tranquila.

Por que fazer um seguro de viagem internacional? Uma das principais ações durante o planejamento de uma viagem internacional é a contratação de um seguro. Recomendo o Seguros Promo, que tem as melhores coberturas com o menor preço.

Como planejar sua primeira viagem internacional?

1.Defina o destino para sua primeira viagem internacional

A minha primeira viagem internacional sozinha foi para San Francisco na Califórnia, tinha certeza que essa viagem seria especial em minha vida e foi o que realmente aconteceu.

Comecei a planejar essa viagem um ano antes, porque na verdade iria estudar lá.

Escolha um destino que sentirá segura e quer muito conhecer. Acredito que todo mundo tenha aquele destino especial para sua primeira viagem internacional.

Aconselho organizar todas as informações para fazer sua viagem, como definir data, lugares que pretende conhecer, informações de valores de passeios e tudo que interessa para você sobre aquele destino.

Coloque todas essas informações em uma planilha no Excel. Veja também sobre passagens aéreas e hospedagem.

>>>Reserve sua hospedagem: Encontre aqui as melhores ofertas.

Pense em seus gostos e seu estilo de viajante. Pergunte para si mesmo se prefere um destino mais urbano, ecológico, gastronômico ou de compras.

Em relação à hospedagem, reflita se prefere ficar num hotel, preservando sua privacidade, ou quer estar num hostel, sendo rodeada por pessoas e ter novos contatos.

Eu amo fazer meu roteiro antes de viajar, assim me sinto mais segura e já tenho uma ideia do que vou conhecer.

Não sabe para onde quer viajar? Pesquise em blogs de viagens, canais no Youtube e fotos no Instagram. Tenho certeza que terá ótimas ideias de destinos.

2. Acerte todos os documentos (passaporte e visto)

Primeira viagem internacional: Dicas aeroporto Avião

Ter a documentação em ordem é essencial para fazer sua primeira viagem internacional.

Comigo aconteceu um erro gravíssimo quando fui viajar pela segunda vez para a Disney. Meu maior erro em viagens!

Por incrível que pareça, não me atentei ao vencimento do visto para os Estados Unidos, com isso perdi alguns dias na viagem e sem falar o prejuízo. Tinha certeza que o visto estava no prazo de seis meses de validade, mas não estava.

Por isso, tenha atenção quanto aos documentos necessários para fazer sua viagem internacional.

O principal documento para você viajar para qualquer país é o passaporte, com exceção de alguns países da América do Sul, que pedem somente o RG em bom estado.

O passaporte deve ser solicitado através do site da Polícia Federal, caso já tenha, preste atenção na validade do visto.

O visto funciona conforme os acordos diplomáticos de cada país.

Os principais vistos solicitados para brasileiros são: para os Estados Unidos, Canadá e Austrália. Você não pode entrar nesses países se não estiver com seu visto em ordem.

Para viajar para a Europa não é necessário visto se você pretende ficar até três meses.

Quer saber mais sobre passaporte e visto para seu destino? Busque informações no consulado do país que escolheu.

Caso o destino escolhido esteja na América do Sul: Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. Você não precisará de passaporte, somente o RG válido e em bom estado.

3. Vacinas em dia para o destino

A vacina que é exigida em outros países é a de febre amarela, que você deve tomar 30 dias antes de viajar, ou no máximo de 10 dias antes de embarcar.

Após tomar a vacina, você receberá o certificado internacional de febre amarela, que você deve colocar junto com seus outros documentos para fazer sua primeira viagem internacional.

4. Troca de câmbio

Dependendo do destino, é recomendável que você leve o dinheiro daqui, em moeda internacional, principalmente no caso dos Estados Unidos.

No caso de ir para Santiago no Chile, recomendo que leve o suficiente para pagar o táxi até a sua hospedagem. E trocar o câmbio no centro da capital chilena.

Em vez de levar o dinheiro em espécie, você pode levar cartões pré-pagos, onde você deposita uma determinada quantia nele e fica passando no débito em outros países. Mas fique atento, pois cobram altas taxas.

Você também pode escolher a opção de fazer cheques de viagem. Os cheques são emitidos nos bancos e em casas de câmbio.

Essa opção é mais segura, pois em caso de perda ou roubo podem ser cancelados. O lado ruim é que não são todos os estabelecimentos comerciais que aceitam.

5. Passagem aérea

Após acertar sua documentação e saber sobre o câmbio, chegou a hora de focar no passo de concretização de sua primeira viagem internacional, que é a compra da passagem aérea.

No caso de primeira viagem internacional, recomendo que compre a passagem com antecedência. Se encontrar uma passagem em promoção, aproveite para comprar.

Recomendo que se cadastre em sites de companhias aéreas e em sites de busca de passagens, assim você poderá monitorar os preços e promoções.

Esteja ciente do destino escolhido nesse momento, porque depois que você comprar a passagem, haverá gastos para cancelar ou alterar.

Artigo: Como planejar uma viagem sozinha

6. Hospedagem

Outro item muito importante em sua primeira viagem internacional é definir a sua hospedagem.

A hospedagem dever ser escolhida com muito cuidado, porque é o lugar onde você irá passar mais tempo no destino, enquanto não estiver conhecendo a cidade, seja dormindo, relaxando ou comendo.

Pesquise bastante e colete informações de amigos e pessoas que já ficaram hospedadas no destino escolhidos.

Um site pelo qual sempre faço minhas reservas é o Booking, onde você pode pesquisar por preço, localização, proximidade de pontos turístico e limpeza.

Através do Booking, você encontrará todas as avaliações dos hóspedes, sendo mais fácil achar aquela hospedagem que você quer ter em sua primeira viagem internacional.

7. Seguro Viagem Internacional

O seguro de viagem internacional é aquele ponto super importante em uma viagem para o exterior.

Até mesmo porque dependendo do destino escolhido, o seguro será obrigatório, que é o caso da Europa e deve ter uma cobertura mínima de 30.000 euros.

Independentemente de ser obrigatório ou não, é sempre bom fazer seguro de viagem, principalmente se você for para os Estados Unidos, onde não existe saúde pública e tudo é caríssimo.

Já pensou ficar doente no exterior? Ou até mesmo roubarem sua bagagem e atrasar seu voo. Você ficará bem mais tranquila fazendo um seguro.

Através dos Seguro Promo, você encontrará várias opções de seguradoras, as melhores do mercado com as menores opções de preços.

8. Bagagem

Primeira viagem internacional: Dicas aeroporto e bagagem

Verificar a sua bagagem também é essencial para fazer uma viagem para o exterior.

Saiba as regras em relação a bagagem de mão na companhia aérea escolhida, principalmente em relação à medida e peso da bagagem.

Fique sempre perto de sua bagagem de mão, principalmente se estiver levando coisas importantes.

Faça um checklist para ver se não esqueceu de nada, como passaporte, RG, cópia de documentos, cartão de crédito e dinheiro.

Na bagagem de mão não pode levar itens como: objetos cortantes ou perfurantes, tais como canivetes, tesouras de unha e demais coisas pontiagudas. Deixe para colocar essas coisas na bagagem despachada.

Líquidos, géis ou substâncias pastosas devem ser levadas em uma embalagem plástica de até um litro, sendo que cada frasco não pode exceder o total de 100 ml.

O que levar na mala para uma viagem internacional?

Fora itens como documentos, cartão de crédito, dinheiro, saiba o que levar em sua mala para viajar para o exterior:

  • Roupas leves que podem ser dobradas em rolinhos;
  • Camisas de manga comprida;
  • Blusas ou casaco de lã (depende da estação e clima do país),
  • Calças;
  • Meias;
  • Sapatos confortáveis; 
  • Casaco corta vento;
  • Pijama / roupa de dormir;
  • Roupas íntimas;
  • Óculos de sol e óculos;
  • Vestidos ou saias (caso seja verão ou primavera);
  • Chapéu e boné;
  • Lenços;
  • Roupas de banho ( maio e biquíni);
  • Telefone celular e carregador;
  • Travesseiro de viagem, máscara de olho e tampões para os ouvidos;
  • Conversores e adaptadores elétricos; 
  • Artigos de higiene pessoal;
  • Bolsinha de farmácia;
  • Toalha

9. Chegada no aeroporto

Programe-se para chegar com antecedência no aeroporto, em voos internacionais você deve chegar no mínimo duas horas antes em relação ao horário do voo.

Recomendo que chegue até três horas com antecedência, para não fazer os procedimentos na correria, como o check in e despache da bagagem.

O processo de conferência dos documentos, pesagem das malas, emissão do cartão de embarque e passar pela imigração também podem ser demorados.

10. Relaxe durante o voo

Durante o voo, aproveite para relaxar, se o destino for longe, aproveite para escutar músicas, ver seriados e filmes.

Aqueles travesseiros de pescoço, próprios para viajar de avião ajudam você a dormir com mais facilidade e conforto, principalmente em viagens longas.

Viagens para destinos distantes podem causar desconforto durante o voo. Por isso, recomendo que caminhe no avião de tempos em tempos, para aliviar a pressão nas pernas.

Outra dica é ter sempre um chiclete, para quando o avião está descendo e aliviar aquele desconforto da pressão nos ouvidos.

11. Imigração

A parte da imigração, acredito que seja a mais chatinha quando você vai fazer uma viagem internacional.

Essa hora você deve ter paciência e aguardar na fila, ir na cabine somente quando for chamada.

O trabalho dos agentes de imigração é realizar a conferência dos documentos, passaporte e visto. Também verificam as reservas de hospedagem, seguro de viagem e comprovante de vacina.

Em alguns casos as suas digitais são coletadas e fotos são tiradas, procedimentos para garantir sua entrada legal no destino.

12. No destino

Pegue a sua mala despachada e procure um táxi em direção à sua hospedagem.

Quando você chega em sua hospedagem no exterior, muitas delas irão tirar cópia do seu passaporte e você preencherá um cadastro.

Algumas delas irão exigir que você pague sua estadia logo no check in (caso não tenha feito isso ainda).

Depois de se acomodar em sua hospedagem, chegou a hora de aproveitar a sua tão sonhada primeira viagem internacional.

Pegue o roteiro planejado e desbrave o seu destino, faça todos os passeios planejados.

Aproveite para conhecer novas pessoas e a cultura local. Desprenda-se somente dos principais pontos turísticos.

Vá com a intenção de crescer, experimentar e vivenciar cada coisa no local. Veja também: Dicas para viajar para o exterior sossegado, do blog Viajante Econômica.

Compartilhe esse Pin

Gostou das dicas para fazer sua primeira viagem internacional?

Compartilhe com seus amigos e amigas viajantes. Deixe sua opinião nos comentários.

Planeje sua viagem com Roteiros para Viajantes

Faça seu seguro de viagem com menor preço! Em parceria com a Seguros Promo indicamos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

Faça sua reserva de hostel, hotel ou apartamento por aqui através de nosso parceiro Booking

Alugue seu carro aqui! Indicamos a melhor opção de preço e qualidade para você através de nosso parceiro Rentcars.

VOCÊ PODE GOSTAR

Escreva um comentário