fbpx

10 Pontos Turísticos de Aracaju – Sergipe

Por Lizandra Telles
Pontos Turísticos de Aracaju

Melhores pontos turísticos de Aracaju

Aracaju é a encantadora capital de Sergipe, achei a cidade bem tranquila e o povo local bem animado e gentil. Através disso, pretendo te mostrar os melhores pontos turísticos de Aracaju.

A capital é considerada um importante ponto de turismo do nordeste brasileiro, devido às suas fantásticas atrações naturais, como praias, rios e florestas de mangue. 

Os habitantes locais e visitantes de Aracaju podem apreciar uma enorme diversidade de atividades culturais e recreativas.Sendo o polo cultural do estado, Aracaju possui vários museus, atrações musicais, galerias de arte, centros de convenções e outras atrações.

Apesar da cidade ser bem segura, recomendo que faça um seguro de viagem nacional, que evita problemas no caso de extravio de bagagem, atraso de voo e outros imprevistos.

Recomendo que você faça um seguro de viagem nacional, pelo site Seguros Promo, onde você pode adquirir seguro de viagem com a melhor cobertura, pelo menor preço. Faça sua viagem com tranquilidade!

>>>Seguro de viagem: Cote seu seguro de viagem nacional e fique mais tranquila

Aracaju também é conhecida por sua gastronomia típica. Gosta de frutos do mar? Então aproveite para se deliciar e comer muita patinha de caranguejo.

A sua estrutura é bem interessante, com um sistema público integrado, onde você pode conhecer a cidade com apenas um bilhete, que permite utilizar todos os ônibus necessários. Ou se você estiver em família e amigos pode alugar um carro e ir explorando todas as praias e pontos turísticos.

Por que eu recomendo a RentCars.com? O site apresenta várias opções de aluguel de carro, desde o econômico até “full size”. E você pode comparar o preço em mais de 100 locadoras de veículos.

>>>Aluguel de carro: alugue seu carro pelo melhor preço através da RentCars.com.

Um pouco da história da capital de Sergipe

Melhores pontos turísticos de Aracaju

A cidade de Aracaju foi fundada em 1855, o nome tem origem tupi, que significa Cajueiro dos Papagaios.

Aracaju foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, sendo definida como sede administrativa de Sergipe pelo presidente da Província, Inácio Joaquim Barbosa.

A nova capital nasceu para substituir São Cristóvão (antiga sede da Capitania de Sergipe) devido a necessidade de ordem econômica. A alteração atendeu à pressão de senhores de engenho, que clamavam pela construção de um porto para o escoamento da safra de açúcar.

Você sabia? A capital de Sergipe é considerada como cidade de hábitos de vida mais saudáveis do país e também com menor índice de fumantes.

Quando ir para Aracaju?

O período ideal para aproveitar as praias da região é entre setembro e março. Sendo que o período das chuvas geralmente ocorre de maio a julho.

Caso pretenda participar da festa mais animada de Aracaju, o Forró Caju, planeje sua viagem para a segunda quinzena do mês de junho, quando o ritmo do forró corre solto na região.

Já o Pré-Caju ocorre em janeiro, onde a música baiana ganha espaço e o povo faz contagem regressiva para o Carnaval.

Forró Caju

Quando acontecem as festas de São João, durante a segunda quinzena do mês de junho, o aroma de milho cozido toma conta de Aracaju.

O evento reúne forrozeiros de todo o Nordeste, oferece barraquinhas de comidas e bebidas típicas, apresentações de quadrilhas, fogueira e queima de fogos, atraindo mais de cem mil pessoas por noite.

A Praça de Eventos da Orla de Atalaia se transforma no Arraial do Povo, uma típica cidade do interior. A cenografia especial reproduz fachadas de igrejinhas, casas de farinha, botequins e outros.

https://www.youtube.com/watch?v=El0F_ZFKye8

Onde se hospedar em Aracaju?

Grande partes dos hotéis fica em Atalaia, pelo local ser bem organizado e seguro.

Tudo ocorre na famosa Orla de Atalaia: restaurantes, feiras, quadras poliesportivas e o calçadão fica sempre agitado.

Nessa viagem, como foi em família, preferimos ficar num hotel, porque geralmente fico em hostel. Um que achamos com um bom custo-benefício foi o Hotel Praia e Mar. O café da manhã do hotel foi muito bem servido.

>>>Reserve seu hotel: Faça sua reserva em Aracaju com o melhor preço pelo Booking.

Hotel Praia e Mar

Seguem outros hóteis que achamos bem interessantes, caminhando pela Orla:

Celi Hotel

Foto: TripAdvisor

Aquários Hotel

Foto: TripAdvisor

Sesc Hotel Aracaju

Radisson Hotel Aracaju

Foto: Trivago

Artigo: Como viajar sozinha pela primeira vez?

Conheça os Pontos Turísticos de Aracaju

Orla de Atalaia

A Orla de Atalaia é um lugar bem tranquilo e estruturado para você caminhar lentamente e apreciar toda a paisagem do local.

A Orla com cerca de 6 quilômetros de extensão, conta com vários restaurantes, espaços para esportes, feirinhas de artesanato, lagos e muitos locais apenas para ficar curtindo e tirar muitas fotos bacanas.

Passarela do Caranguejo

A Passarela do Caranguejo conta com diversas opções de bares e restaurantes, incluindo alguns com comidas típicas nordestinas. Um verdadeira passarela das delícias da gastronomia nordestina.

Por que esse nome? Os habitantes de Aracaju têm o hábito de comer essa iguaria uma vez por semana, aí um restaurante foi surgindo após o outro, até formar um centro gastronômico naquela região da cidade. Também há outras opções como peixes, tapiocas e pastéis.

Não esqueça de tirar uma foto com o famoso caranguejo, símbolo da passarela.

Museu da Gente Sergipana

O museu é um edifício histórico de Aracaju, que foi remodelado para instalação do Museu da Gente Sergipana, onde você conhecerá mais da cultura e do povo do estado de Sergipe, como músicas, roupas e palavras regionais.

Um verdadeiro mergulho na cultura sergipana e seus encantos! Um dos principais pontos turísticos de Aracaju.

Oceanário de Aracaju

Achei bastante interessante visitar o Oceanário de Aracaju, que faz parte do Projeto Tamar.

Seria muito interessante você ajudar na preservação das tartarugas e conhecer a história desse lindo projeto.

Passeio pela Crôa do Goré e Ilha dos Namorados

O passeio de catamarã para Croa do Goré e Ilha dos Namorados é um dos mais procurados pelos turistas em Aracaju, o pessoal fica bastante animado ao som de músicas nordestinas.

Ele sai da praia do Mosqueiro, você pode ir até o local por conta própria ou contratar uma agência.

O tour de Catamarã nos permite conhecer um pouco dos Manguezais da região.

O passeio inclui duas paradas: na Croa do Goré, um banco de areia no meio do Rio, e na Ilha dos Namorados, uma ilha entre o Rio e o Mar.

Praia de Aruana

A praia de Aruana é muito bonita, na minha opinião, uma das melhores na região urbana de Aracaju.

Aconselho ficar na Barraca Paraíso do Baixinho. Bom atendimento, comida boa e preço justo. Recomendo que peça a patinha de caranguejo.

Praia de Atalaia

A Praia de Atalaia é bastante frequentada por moradores, visitantes, surfistas e praticantes de windsurf.

A Orla de Atalaia, com uma das melhores infraestruturas de Sergipe, apresenta completo espaço para diversão e lazer. No local estão o Centro de Arte e Cultura de Sergipe, onde a sua lembrancinha local está garantida.

Praia do Saco

A Praia do Saco fica distante cerca de 70 quilômetros de Aracaju, uma viagem de carro dura no máximo 1 hora.

Essa praia tem uma beleza peculiar e é bem calma. Mas a atração mais bonita não envolve a praia em si, mas sim os passeios de barco que levam até as Ilhas do Sono, da Sogra e Ponta do Saco.

Você também pode fazer o passeio da Praia do Saco até Mangue Seco de barco e lá explorar o maravilhoso cenário da novela Tieta andando de bugue.

Casa de Forró Cariri

A casa de forró Cariri tem uma decoração típica do sertão. Um lugar extremante animado! Apresenta show típico todas as noites.

Em relação aos preços, são um pouco acima dos cobrados pelos demais restaurantes, mas a qualidade é muito boa.

Uma dica é chegar cedo, pois há fila de espera. Após às 22 h tem uma boate em um outro ambiente que o forró corre solto. Prepare-se!

Passeio Cânion do Xingó (Rio São Francisco)

Esse é um dos passeios mais lindos de Sergipe, que se você tiver um tempo em sua viagem, recomendo que coloque em seu roteiro.

O ponto de partida fica na cidade de Canindé (restaurante Karrankas), a 200 quilômetros de Aracaju.

Após meia hora de navegação, chega-se ao imponente cânion do Xingó, com direito a mergulho nas águas verdes e cristalinas do Velho Chico.

Pequenos barcos levam por dentro dos cânions, onde as embarcações de maior porte não conseguem entrar. Aproveite para assistir o pôr do sol de cima dos cânions dourados.

De Aracaju a Canindé são cerca de três horas de viagem. A opção mais confortável é pernoitar na cidade e no dia seguinte, conhecer o município de Piranhas, onde Lampião e os cangaceiros costumavam montar acampamento. 

Foto: TripAdvisor

Indicação de Restaurantes

Pitu com Pirão da Eliane

A especialidade do Pitu com Pirão da Eliane são moquecas e frutos do mar. Nos deliciamos com um prato de peixe e moqueca de camarão.

Os donos do restaurantes são bem simpáticos e fazem questão de recepcionar todos que entram no local. Recomendo também os sucos de frutas regionais, que garantem ao visitante apreciar os sabores da região.

CocoSergipe

O restaurante tem uma vista maravilhosa para a praia de Atalaia. O atendimento achamos bom.

Os pratos são bem temperados, saborosos e com muito camarão. Aproveite para fechar com chave de ouro e peça um delicioso petit gâteau.

Gostou dos melhores pontos turísticos de Aracaju? Compartilhe com outros viajantes. E boa viagem!

Planeje sua viagem com Roteiros para Viajantes

Faça seu seguro de viagem com desconto! Em parceria com a Seguros Promo indicamos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. >>>QUERO COTAR SEGURO DE VIAGEM

Faça sua reserva de hostel, hotel ou apartamento por aqui através de nosso parceiro Booking!>>>QUERO COTAR HOSPEDAGEM

Alugue seu carro aqui! Indicamos a melhor opção de preço e qualidade para você através de nosso parceiro Rentcars. >>>QUERO COTAR ALUGUEL DE CARRO

Escreva um comentário