fbpx

Medo de viajar sozinha? Saiba como superar

Por Lizandra Telles
Medo de viajar sozinha? Saiba como superar

Deixar todo o conforto e segurança da família e amigos em casa, de todas as facilidades e sua série favorita da Netflix, para superar o medo de viajar sozinha não é tarefa fácil.

Para a maioria das mulheres, o tema viajar sozinha ainda pode ser um tabu a ser vencido, sendo uma decisão realmente de superação.

Em contrapartida, a recompensa através de todo ensinamento que você ganha ao viajar sozinha, supera todos os medos que você pode ter antes de viajar.

Nos meus últimos anos viajando sozinha e sendo uma pessoa bastante ansiosa, aprendi como lidar com alguns medos comuns que todos nós enfrentamos ao encarar uma viagem solo.

Dicas para superar o medo de viajar sozinha

1. Não costumo ficar sozinha

Medo de viajar sozinha? Saiba como superar

Pode ser estranho encontrar-se sozinha, sem ninguém para conversar e tomar decisões.

Conheço pessoas que não se sentem bem em estarem sozinhas, por exemplo, elas têm a dificuldade de até mesmo almoçarem sozinhas. Mas é algo que você vai se acostumando, pois para mim no começo também era estranho.

E não tenha vergonha de que fiquem olhando, pois infelizmente as pessoas ainda estranham quando mulheres estão sozinhas em uma mesa de restaurante.

Lembro que na maioria dos restaurantes que fui em Foz do Iguaçu, fui sozinha, até mesmo em um show latino em uma churrascaria e para mim foi bem divertido mesmo assim.

Mas isso não quer dizer que você vai sempre almoçar sozinha, se você se estiver aberta para fazer novas amizades, logo encontrará companhia. Somente tenha cuidado e esteja atenta em relação a isso.

>>>Chip de viagem: Esteja conectada em qualquer lugar do mundo

2. Medo do perigo ao viajar sozinha

Dicas para superar o medo de viajar sozinha

Eu enfrento esse medo, minimizando quantas vezes eu poderia estar sozinha em situações potencialmente perigosas. 

Por exemplo, não costumo andar sozinha à noite e me certifico de organizar o transporte do aeroporto para a hospedagem, antes de chegar a um novo local.

Para superar esse medo é essencial estar muito bem informada sobre o destino e como você irá se locomover com o máximo de segurança.

Aconselho também a ser cuidadosa com o que revela para estranhos, muitas vezes não digo às pessoas imediatamente que estou sozinha e definitivamente não digo onde estou.

Costumo deixar meus planos com alguém, principalmente meus pais, avisando o local que irei visitar. Pequenas coisas como essa podem ajudar bastante a se proteger quando você estiver viajando sozinha.

Também sempre faço seguro de viagem, não esperamos que aconteça um imprevisto, mas se prevenir é necessário.

Recomendo você fazer seu seguro de viagem pelo Seguros Promo, pois apresentam seguradoras com a melhor cobertura e menor preço para que sua viagem seja tranquila.

3. Medo de conversar com estranhos e fazer amizades

Dependendo do seu tipo de personalidade, se você é uma pessoa tímida, conversar com estranhos e fazer amigos nem sempre é a coisa mais fácil desse mundo.

Mas saiba, que quando você viaja sozinha, você tem controle sobre isso, ou seja, você nem sempre precisa conversar com pessoas que não deseja. 

Você pode ser extrovertida quando quiser e pode ficar sozinha quando quiser. E isso é excelente!

Qual é a maneira mais fácil de superar esse medo? Seja uma viajante amigável, force -se a sorrir e seja acessível. 

Participe de um passeio em grupo. Seja um passeio de um dia, uma atividade ou até um passeio longo, essa é uma maneira de superar essa ansiedade.

>>>Hospedagem: Reserve seu hotel ou hostel aqui com desconto

4. Medo de não conseguir “se virar sozinha”

Medo de não conseguir “se virar sozinha”

Pense que “viajar sozinha” não significa estar sempre sozinha. As pessoas estão constantemente ao seu redor. Em seu hotel, no mercado, em restaurantes, bares e atrações turísticas.

Principalmente, se você optar por se hospedar em hostel, dificilmente ficará muito tempo sozinha.

Veja artigo: Hostel ou Hotel? Viajando sozinha

5. Medo de não conseguir se comunicar

Para superar o medo em relação a barreira linguística, aprenda algumas palavras básicas do idioma, como: Olá, bom dia, adeus, por favor, obrigado. Fazer um esforço ajuda muito os habitantes locais.

Quando fui trabalhar como recepcionista em um hostel em Santiago, não falava espanhol e consegui me virar apenas sabendo o básico do básico.

Outra situação, foi quando fui estudar Marketing em San Francisco, não tinha total fluência no idioma, mas seis meses antes estudei bastante e consegui fazer o curso e me virar nos Estados Unidos.

Um grande companheiro que pode te ajudar nesse caso, é o aplicativo Google Translate instalado em seu celular.

Gostou das dicas para superar o medo de viajar sozinha? Compartilhe esse post com quem você acredita que precisa dessas dicas.

Planeje sua viagem com Roteiros para Viajantes

Faça seu seguro de viagem com desconto! Em parceria com a Seguros Promo indicamos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

Faça sua reserva de hostel, hotel ou apartamento por aqui através de nosso parceiro Booking!

Alugue seu carro aqui! Indicamos a melhor opção de preço e qualidade para você através de nosso parceiro Rentcars.

VOCÊ PODE GOSTAR

Escreva um comentário