fbpx

Hostel ou hotel? Viajando sozinha

Por Lizandra Telles
Hostel ou hotel - Viajando sozinha

Uma das grandes dúvidas que as mulheres apresentam, principalmente se estão viajando sozinhas pela primeira vez, é se devem se hospedar em hostel ou hotel.

Primeiramente, a sua escolha irá depender do seu tipo de viagem, se prefere economizar, recomendo que se hospede em hostel, mas se prefere comodidade, conforto e privacidade, recomendo hotel.

Em relação à segurança, os hostels são bastante seguros, apesar de sua reputação ser questionável. Já fiquei muitas vezes em hostel, mas entendo a preocupação de quem vai viajar sozinha pela primeira vez.

Já fiquei em hostel nos Estados Unidos, Chile, Argentina e no Brasil, o melhor hostel que fiquei foi o Concept Design Hostel, em Foz do Iguaçu, onde fiquei quase um mês hospedada.

Com isso, vale a pena você fazer um teste para saber qual é a melhor opção para você, se é hostel ou hotel.

Esse post inclui links de afiliados do blog Roteiros para Viajantes, são serviços que indico porque sempre utilizo e acredito que irão te ajudar em sua viagem. Se você optar por fazer sua reserva ou comprar algo através desses links abaixo, você não terá nenhum custo adicional. Estará ajudando na manutenção do blog através de uma pequena comissão que recebemos e seremos muito gratos.

Reserve sua hospedagem aqui => Encontre as melhores ofertas pelo Booking

Hostel ou hotel: qual é a diferença?

Viajar sozinha não é necessariamente sinônimo de ficar sozinha o tempo todo. A experiência em hostel geralmente permite que você conheça pessoas de diferentes locais e culturas.

Ficando em hostel, você tem a sensação de ter sempre gente por perto, assim a viajante solo se sente mais segura.

Muitas vezes você pode encontrar pessoas que também estão viajando sozinhas, o que é uma grande oportunidade para fazer amigos e obter companhias para passeios.

Quando viajo sozinha sempre prefiro ficar em hostel, em quarto particular ou em quarto feminino, porque é muito mais fácil de fazer novas amizades.

O espaço compartilhado em um hostel não é somente para os dormitórios. Você encontrará viajantes por todo o hostel em espaços comuns onde você cozinha, janta, relaxa, lava a roupa e assiste TV.

Através disso, penso que em um hotel, você se sentirá mais sozinha em relação a se hospedar em um hostel. Mas você precisa pensar em qual tipo de hospedagem se sentirá melhor.

Ficando num hotel, por exemplo, você pode conhecer novas pessoas através de grupos de passeios, dependerá de sua atitude em relação a isso.

Já fez seu seguro de viagem? Fazendo um seguro de viagem, você se sentirá mais segura e tranquila para fazer sua viagem. Através da Seguros Promo, você encontrará apólices com as melhores coberturas, com o menor preço.

Dicas para ficar em um hostel

1.Leia as opiniões dos hóspedes

Utilize o Booking, que possui milhões de avaliações das mais de 33.000 propriedades listadas.

O que procurar nas avaliações dos hostels?

  • Classificações altas de segurança, serviço ao cliente e limpeza;
  • Número elevado de avaliações (mostra que é uma instalação estabelecida);
  • Um grande número de críticas de viajantes individuais (preste atenção às críticas escritas por mulheres);
  • Revisões recentes nos últimos 6 a 12 meses (o gerenciamento de hostels poderia ter feito melhorias significativas ou declinado bastante nesse período de tempo);
  • Menções positivas sobre segurança, viajantes sozinhas, limpeza e outros.

2.Verifique se o hostel tem um site  

Geralmente, um hostel que tem um site com informações é mais confiável.

Verifique se as informações sobre os quartos, instalações, reembolsos e pagamentos, estejam claramente definidas. 

3. Veja a localização do hostel

Escolha um hostel perto dos pontos turísticos do destino ou dos locais que pretende visitar.

Pois pense que vai estar sozinha e fazer passeios caminhando ou através de transporte público te trará mais segurança do que utilizar um táxi ou Uber.

4. Itens essenciais para levar num hostel

Se você resolveu ficar em hostel, não se esqueça dessas dicas, leve toalha, sabonete, shampoo, condicionador e creme dental. Existem alguns hostels que alugam toalha, sempre é bom perguntar.

É essencial que você leve também chinelo para tomar banho.

Caso fique em quarto compartilhado, para dormir melhor, leve uma máscara para dormir e protetor de ouvido.

Mesmo que pareça que você está dividindo seu quarto com pessoas confiáveis, nunca deixe suas coisas jogadas. Deixe seus principais pertences em um armário trancado.

Prefira dormir com seu passaporte e dinheiro em uma doleira.

Dica importante! Leve sempre um cadeado, se possível aquele com código e mantenha seu armário com cadeado.

Como funciona os quartos em hostels?

Após encontrar o hostel certo, chegou a hora de definir o tipo de quarto ideal para você. 

Na maioria das vezes, sempre preferi ficar em dormitórios femininos, acredito ser a opção mais segura, depois dos quartos privados, mas geralmente existem três tipos diferentes para escolher:

Dormitórios exclusivos para mulheres

Esses dormitórios estão disponíveis na maioria dos hostels ao redor do mundo. 

Eles são um pouco mais caros que os dormitórios mistos, porque estão em alta demanda, mas a paz de espírito vale o preço.

Quartos privados

Os quartos privados podem ser consideravelmente mais caros que os dormitórios, mas ainda muito mais baratos que os quartos de hotel. 

Eles oferecem privacidade e tranquilidade, sendo que em alguns hostels, se você tiver sorte, até um banheiro privativo é oferecido.

Quartos mistos de gênero

Essa é a opção mais barata, mas nem toda mulher se sentirá confortável compartilhando o espaço para dormir com os homens.

Agora coloque sua opinião nos comentários. Você prefere ficar em hostel ou hotel?

Compartilhe esse artigo com suas amigas e amigos viajantes.

Planeje sua viagem com Roteiros para Viajantes

Faça seu seguro de viagem com desconto! Em parceria com a Seguros Promo indicamos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

Faça sua reserva de hostel, hotel ou apartamento por aqui através de nosso parceiro Booking!

Viagem sempre conectada. Chip internacional habilitado e com entrega em sua casa. Internet ilimitada durante toda a viagem.

VOCÊ PODE GOSTAR

Escreva um comentário