fbpx

Principais dificuldades em viajar sozinha e como evitá-las!

Por Lizandra Telles
Principais dificuldades em viajar sozinha e como evitá-las!

Viajar sozinha é uma experiência que toda mulher deve ter, pelo menos uma vez em sua vida. Sendo uma experiência altamente enriquecedora. Mas você poderá encontrar dificuldades em viajar sozinha, por isso, resolvi apresentar as soluções de alguns problemas que poderão surgir durante sua viagem solo.

A primeira vez que viajei sozinha foi para o exterior, para San Francisco na Califórnia para ficar mais de um mês fazendo um curso de Marketing. Estava muito ansiosa, com medo de algo sair errado e de me sentir sozinha sem a minha família.

Entretanto, minha vontade de fazer tudo isso era bem maior, estava passando por uma fase de desapego em minha vida. Então, fiquei em torno de um ano planejando a viagem e fui! Adivinha? Foi a maior experiência da minha vida.

Superei a ansiedade e crenças limitantes e consegui me virar muito bem. Se eu consegui, com certeza você também pode.

Esse episódio foi em 2014, agora já tenho várias viagens solo pelo Brasil e outros países, como Chile e Argentina.

Esse post inclui links de afiliados do blog Roteiros para Viajantes, são serviços que indico porque sempre utilizo e acredito que irão te ajudar em sua viagem. Se você optar por fazer sua reserva ou comprar algo através desses links abaixo, você não terá nenhum custo adicional. Estará ajudando na manutenção do blog através de uma pequena comissão que recebemos e seremos muito gratos.

Confira dificuldades e perrengues em viajar sozinha

Principais dificuldades em viajar sozinha e como evitá-las!

1.Custos: Você tem que pagar tudo sozinha

Dificuldade: gastar bem mais do que o planejado

Conforme pesquisas que realizei com mulheres que viajam sozinhas, a grande maioria respondeu que os custos de se hospedar em um hotel, comprar passeios e gastos com alimentação são os principais desafios na hora de viajar sozinha.

Se você pretende ter todos os confortos e luxos possíveis, realmente vai ser uma experiência que vai sair bem cara para seu bolso.

Solução: economizar no tipo de hospedagem, alimentação e passeios

Eu procuro me hospedar em hostel, que é um tipo de hospedagem para viajantes que não buscam tanto conforto e luxo em suas viagens, prezando a economia.

Também pesquiso lugares bons e baratos para fazer as refeições e busco passeios gratuitos para fazer. Vários destinos tem tours gratuitas a pé.

Veja também: Como economizar viajando sozinha?

2. Carregar malas sozinha e ir ao banheiro

Dificuldade: transporte de bagagem sozinha

Quando você tem um companheiro de viagem, essa pessoa pode cuidar da sua bagagem enquanto você vai ao banheiro. Mas você não pode fazer isso quando está viajando sozinha. 

Sim! Você terá que levar sua bagagem para a cabine do banheiro. Agora o que fazer quando o lugar é incrivelmente pequeno? Enfrentei esse sufoco no aeroporto de Calama no Chile, eu estava com uma mala enorme, mas acho que na hora fiz “uma mágica e deu super certo”. Ufa!

Mesmo com aquele carrinho do aeroporto, transportar muitas malas, com todos aqueles procedimentos para entrar no avião, vai tornar sua viagem bem mais complicada.

Solução: levar o mínimo necessário e viajar somente com a bagagem de mão ou mochila

Quando estiver fazendo sua bagagem, pense realmente se o que está levando será útil durante a viagem e pense que se você conseguir viajar somente com bagagem de mão, também estará economizando na passagem.

Caso seu tipo de viagem seja um mochilão pela América do Sul ou Europa, por exemplo, com certeza vale a pena pensar em uma boa mochila para colocar suas coisas, em vez de uma mala.

3. Utilizar transporte público sozinha

Dificuldade: caso você tenha que viajar sozinha em aviões, ônibus ou trens, pode ser estressante não saber com quem você estará sentada.

Essa situação se torna mais complicada, especialmente se você estiver viajando durante a noite.

Além disso, se você precisa se levantar para ir ao banheiro, não sabe se alguém vai roubar seu assento, ou pior ainda, roubar suas coisas. Portanto, isso pode ser um situação um pouco complicada de contornar.

Solução: quando viajo sozinha, prefiro viajar durante o dia e fico bem atenta a minha volta.

Normalmente, quando estou viajando, procuro fazer amigos para conversar e ter companhia durante a viagem. Principalmente, numa viagem longa de avião.

Na maioria das vezes, você encontrará pessoas simpáticas e solicitas. Mas nunca se esqueça de trancar suas malas e ficar atenta a sua volta.

4. Não saber se comunicar em outro idioma

Dificuldade: não saber se comunicar com pessoas locais

A minha primeira viagem solo, como já falei anteriormente, foi para os Estados Unidos para estudar Marketing. Para me preparar nesse sentido, estudei bastante o idioma Inglês para não passar perrengue em minha comunicação com professores e pessoas locais.

Estudei bastante através de professor particular e cursos online. Graças a tudo isso, consegui me comunicar muito bem e tirar meu diploma em Marketing na Intrax Institute.

Eu sei que esse é um dos grandes medos da mulher viajante solo que vai para o exterior: “Será que vou entender os locais e eles vão me entender? Como vou me virar sozinha no aeroporto em outro país? Como vou pedir minha comida nos restaurantes? E tantas outras outras dúvidas.

Solução: Estudar o básico do idioma local para viajar sozinha

Às vezes encontramos aqueles cursos cansativos e chatos de inglês por aí, quando na verdade, só queremos aprender o idioma para não passar nenhum perrengue em um país estrangeiro de maneira prática.

Então, recomendo que você faça o Curso de Inglês para Viajantes, com Júlia Martins, formada em inglês pela Cultura Inglesa, graduada em pedagogia pela UERJ e Pós-graduada pela PUC Rio. E Carine Paiva, formada em Relações Internacionais e fez High School na Georgia – EUA por 3 anos.

O melhor de tudo! O curso vem com um bônus muito legal para você. Dicas do psicológo Pedro de Barros, que te ensinará como agir e lidar com você mesmo perante a possíveis imprevistos, antes, durante e depois da sua viagem.

Saiba mais sobre o curso:

5. Ter que ser virar sozinha por aí

Dificuldade: na verdade eu encaro isso como um desafio, que pode ser superado

Você estará somente com suas informações do roteiro e precisará caminhar sozinha. Você terá que pesquisar para onde quer ir e como chegar lá.

Você terá que se planejar para chegar no aeroporto a tempo, para não perder seu voo. Não haverá ninguém para verificar se você está indo na direção certa ou uma segunda opinião.

Pode dar uma sensação incrível de realização, mas também pode apresentar alguns erros. Felizmente, você só pode culpar a si mesmo e pode aprender com isso.

Solução: acredite em você mesmo e faça um bom planejamento da viagem

Não tenha medo de pedir ajuda. Use aplicativos para te ajudar a viajar sozinha, leia blogs de viagem, utilize o Google Maps para se deslocar e WhatsApp para se comunicar com outras pessoas.

Geralmente, o hotel tem wifi gratuito, aproveite esses momentos na sua estadia para que você possa planejar seu percurso e conversar com os atendentes.

Faça uma pesquisa para saber que lugar quer conhecer. A maioria das cidades tem um ótimo sistema de transporte público ou conhecer locais a pé pode ser uma boa solução.

Nunca faça uma viagem sozinha sem ter um seguro de viagem, principalmente para o exterior. Infelizmente, imprevistos podem acontecer e você fará uma viagem mais tranquila fazendo um seguro de viagem.

Seguro de Viagem: Encontre o melhor seguro para você através do comparador Seguros Promo

Dica bem bacana para você! Você pode planejar um roteiro inteiro antes de viajar para garantir que esteja sempre ocupada. Costumo sempre fazer isso, mas deixe alguns espaços no dia caso queira acrescentar ou mudar algo.

Veja também: Como planejar uma viagem sozinha?

6. Não ter ninguém para tirar fotos para você

Dificuldade:  pode ser um grande problema se você quiser tirar belas fotos quando estiver viajando sozinha

Como resolver esse problema? A primeira alternativa é contar com amigos viajantes que encontra por aí ou pedir para estranhos amigáveis. Uma das frases que mais utilizo no exterior: Could you please take a picture of me? (Por favor, poderia tirar uma foto minha?).

As outras alternativas são: fazer a popular selfie com suas mãos, utilizar um tripé mais o temporizador de celular ou da máquina fotográfica ou também pode utilizar um bastão de selfie.

As soluções:  amigos viajantes, estranhos amigáveis, selfie, tripé mais temporizador ou bastão de selfie

A maioria das fotos do meu blog e Instagram são tiradas exclusivamente por mim ou por essas alternativas.

7. Assédio por ser uma mulher viajante solo

Dificuldade: assédio por ser mulher viajante

Infelizmente o assédio é algo que acontece, mas na maioria dos casos é fácil contornar a situação ou evitá-la.

Solução: Tomar alguns cuidados em sua viagem

Uma das coisas que faço para evitar isso é não caminhar sozinha ou mesmo pegar um táxi à noite, em lugares que não me sinto muito segura. Também evito bebidas alcoólicas e aceitar bebidas de estranhos.

Dependendo da cultura do local, também é recomendável se adaptar com a vestimenta das mulheres locais, não “dando bandeira que você é estrangeira”.

Gostou do post? Coloque sua opinião nos comentários e compartilhe com outras viajantes.

Planeje sua viagem com Roteiros para Viajantes

Acesse o site Passagens Promo e faça sua compra de forma segura e totalmente online. Melhor atendimento e melhores preços de passagens aéreas da internet. >>>QUERO COTAR PASSAGEM AÉREA

Faça seu seguro de viagem com desconto! Em parceria com a Seguros Promo indicamos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. >>>QUERO COTAR SEGURO DE VIAGEM

Faça sua reserva de hostel, hotel ou apartamento por aqui através de nosso parceiro Booking! >>>QUERO COTAR HOSPEDAGEM

Alugue seu carro aqui! Indicamos a melhor opção de preço e qualidade para você através de nosso parceiro Rentcars. >>>QUERO COTAR ALUGUEL DE CARRO

VOCÊ PODE GOSTAR

Escreva um comentário