fbpx

Coronavírus e Seguro de viagem: Saiba tudo aqui

Por Lizandra Telles
Seguro de viagem e Coronavírus

Esse é o assunto mais discutido da atualidade, sem dúvidas. Por isso gostaria de esclarecer sobre se seguro de viagem pode cobrir o coronavírus, caso necessite viajar para uma área infectada.

O vírus não está apenas causando medo nos países onde um número significativo de casos foi detectado, mas também está prejudicando as economias desses lugares, em particular a indústria do turismo e, portanto, os viajantes.

O que é o Coronavírus?

Seguro de viagem para Coronavírus

Coronavírus são um tipo de vírus, conhecido por conter cepas que causam doenças potencialmente mortais em mamíferos e aves. 

Nos seres humanos, ele normalmente se espalha através de gotículas de fluido no ar produzidas por pessoas infectadas.

Um tipo recém-identificado causou um recente surto de doença respiratória chamado COVID-19, iniciado na China.

Como coronavírus é transmitido?

Informações recentes indicam que o coronavírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa. Ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto, incluindo o quão contagioso pode ser.

A disseminação desse novo coronavírus está sendo monitorada pelos Centros de Controle de Doenças (CDC), pela Organização Mundial da Saúde e organizações de saúde como Johns Hopkins em todo o mundo. 

Quais são os sintomas do Coronavírus?

Os sintomas do coronavírus incluem:

  • Tosse
  • Febre
  • Falta de ar
  • Em casos raros, pode levar a problemas respiratórios graves, insuficiência renal ou morte.

Como você pode se proteger do coronavírus?

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) têm as seguintes sugestões:

  • Lave as mãos com frequência e em abundância por pelo menos 20 segundos. Use desinfetante para as mãos à base de álcool se não houver água e sabão.
  • Se for sair de casa utilize máscara o tempo todo.
  • Cubra a tosse e espirre com um lenço de papel e jogue-o no lixo.
  • Evite tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas.
  • Fique em casa quando estiver doente.
  • Limpe e desinfete superfícies e objetos que as pessoas tocam com frequência.

Seguro de viagem oferece cobertura para o Coronavírus?

O Roteiros para Viajantes falou com a Seguros Promo, parceira de nosso blog e empresa do grupo Belvitur que atua há mais de 50 anos no setor de viagens e trabalha diretamente com as melhores seguradoras do mundo, como Assist Card, Travel Ace, GTA, Affinity, entre outras.

Conforme resposta do site Seguros Promo, além da Intermac e Travel Ace, agora a GTA conta com planos que cobrem o covid-19.

O Seguros Promo possui com dois planos da GTA com esta cobertura: GTA 42 STUDENT EURO ASSIST COVID-19 e GTA 75 EUROMAX COVID-19.

Assim como na Travel Ace e na Intermac, a cobertura para Covid-19 com a seguradora GTA não está inclusa na DMH — Despesa Médica Hospitalar Total. É uma cobertura específica chamada “Despesas Médica e Hospitalares por COVID-19“. 

Além disso, a GTA também disponibilizada um cobertura de “Indenização por hospitalização por diagnóstico de COVID-19“.

Outro ponto importante é que o plano GTA 42 STUDENT EURO ASSIST COVID-19 é exclusivo para estudantes. A seguradora exige que ao menos 80% da viagem seja a estudos. Em caso de acionamento do seguro, GTA solicita tão comprovação. 

Mas vale conversar direito com a Seguros Promo sobre todas as regras sobre as apólices. Confira um comparativo dos planos aqui:

Qual é a diferença entre plano de saúde, seguro saúde e seguro viagem?

Os planos de saúde normalmente oferecem cobertura apenas dentro do estado onde o segurado contratou. Existem alguns planos que possuem cobertura nacional ou até internacional, porém, costumam ter um valor alto e não há grande necessidade de contratação, caso a pessoa não viaje muito.

O seguro saúde oferece ao contratante coberturas para consultas, exames, internações, análises clínicas e outras coisas relacionadas especificamente a saúde do segurado.

Já o seguro de viagem garante cobertura para gastos com despesas médicas de urgência e emergência e cobre muitas outras eventualidades, como extravio de bagagem, traslado médico, traslado de corpo e até indenização em caso de acidentes que resultem em invalidez permanente ou morte do segurado.

Espero ter te ajudado? Se precisar viajar durante a epidemia de Coronavírus, tome todos os cuidados necessários.

VOCÊ PODE GOSTAR

Escreva um comentário