fbpx

8 Dicas de como viajar sozinha pela primeira vez

Por Lizandra Telles
Como viajar sozinha pela primeira vez?

Você está pensando em viajar sozinha e bateu aquela insegurança? Fique calma, que é normal. Pensando nisso, fiz este post com dicas de como viajar sozinha pela primeira vez.

Acredito que você tenha várias perguntas: Para onde devo ir? Por quanto tempo deve ser minha viagem? Como me manterei segura? Vou ter alguém para conversar? Como viajar sozinha pela primeira vez? Entre outras perguntas.

Planejar a primeira viagem sozinha pode ser difícil, mas com calma você chegará a seu objetivo e verá que não é um “ bicho de sete cabeças”.

Esse post inclui links de afiliados do blog Roteiros para Viajantes, são serviços que indico porque sempre utilizo e acredito que irão te ajudar em sua viagem. Se você optar por fazer sua reserva ou comprar algo através desses links abaixo, você não terá nenhum custo adicional. Estará ajudando na manutenção do blog através de uma pequena comissão que recebemos e seremos muito gratos.

Como viajar sozinha pela primeira vez?

  1. Acredite em você mesmo e domine seu medo
  2. Escolha um destino onde se sinta segura
  3. Faça um bom planejamento de sua viagem
  4. Pesquise e reserve seu voo com antecedência
  5. Preste atenção na escolha de sua hospedagem
  6. Faça um seguro de viagem
  7. Converse com pessoas
  8. Sempre avise alguém do local onde irá visitar
Dicas de como viajar sozinha pela primeira vez

1. Acredite em você mesma e domine seu medo

Como viajar sozinha pela primeira vez?

A primeira coisa que você precisa fazer é acreditar em você mesma e pensar que tudo dará certo. 

Não deixe o medo te impedir de fazer as coisas que quer fazer, principalmente viajar sozinha. Também tinha medo de viajar sozinha, mas conforme fui viajando, fui perdendo essa sensação.

Pense que o medo é algo que está somente na sua cabeça e você tem que dominá-lo. Sim, você precisa tomar algumas precauções e certos cuidados, mas viajar sozinha não é tão assustador quanto parece. Espero que esteja gostando das dicas de como viajar sozinha pela primeira vez.

Viajar sozinha nos deixa mais fortes, corajosas e independentes. Acredite em mim!

2.Escolha um destino onde se sinta segura

Viajar sozinha pela primeira vez pode parecer assustador. E na verdade, a primeira vez é mais sobre a experiência de viajar sozinha do que sobre o destino. Portanto, escolha um lugar com o qual se sinta confortável e segura.

Pode ser um local perto de sua casa ou em algum lugar em que você já tenha estado com amigos ou com sua família, escolha um local onde se sinta familiarizado.

Caso se sinta segura indo para o exterior, escolha um local onde tenha facilidade com a língua, ou consiga se comunicar o básico. Pesquise locais onde recebem bem os turistas, principalmente brasileiros.

O local que escolhi para viajar sozinha pela primeira vez foram os Estados Unidos, me senti muito bem em San Francisco, na Califórnia.

3. Faça um bom planejamento de sua viagem

Antes de viajar faça um roteiro de sua viagem e verifique todos os documentos necessários.

Planeje com antecedência para chegar ao seu destino antes de anoitecer. E sempre anote o nome, endereço e número de telefone do hotel em que está hospedada, caso o motorista não saiba o caminho. 

Eu costumo deixar impresso todos os dados do vôo, da hospedagem e endereços que pretendo ir e carrego comigo.

Planejamento é algo essencial para viajar sozinha, pois durante a viagem você terá somente você mesma para resolver imprevistos, sendo importante evitá-los.

4. Pesquise e reserve seu voo com antecedência

Agora que você já definiu um lugar para ir, precisará encontrar voos. A maneira mais fácil e barata de fazer isso é através de sites de comparação, como o Passagens Promo, por exemplo.

Esses sites fazem todo o trabalho para você, comparando os voos melhores e mais baratos e mostrando as opções.

>>>Pesquise sua passagem: Pelo Passagens Promo você encontra os melhores descontos de passagens aéreas.

5. Preste atenção na escolha de sua hospedagem

Reservar seu hotel com antecedência pode aliviar muito o estresse quando você estiver viajando sozinha pela primeira vez. 

Você também deve reservar o transporte do aeroporto até o hotel com antecedência. Ao reservar seu hotel ou hostel, pergunte se eles enviarão um motorista para buscá-la ou se eles têm um serviço de transporte.

Vá com calma e gaste um pouco de dinheiro com uma boa acomodação. Prefira ficar em hotéis ou hostels com boa recomendação para se sentir segura. 

Eu sempre reservo minha hospedagem pelo Booking, porque é mais prático e mais barato.

>>>Reserve pelo Booking: Encontre aqui as melhores ofertas de hotéis

6. Faça um seguro de viagem

Essa é uma das principais dicas de como viajar sozinha pela primeira vez. Não é bom imaginar, mas ficar ferida ou mesmo doente é uma possibilidade sempre que você viaja.

Muitas outras coisas não tão bacanas podem acontecer com você enquanto você está no exterior, como ter uma companhia aérea perdendo sua bagagem, ou ser assaltada por aí.

Por este motivo, ter um seguro de viagem é essencial quando você está viajando sozinha.

Você definitivamente vai querer investir em um bom seguro de viagem que não só cubra todos os problemas de saúde que surjam, mas que também cobrirá você no caso de uma viagem cancelada ou perda de bagagem.

Recomendo você fazer seu seguro de viagem pelo Seguros Promo, pois apresentam seguradoras com a melhor cobertura e menor preço para que sua viagem seja tranquila.

>>>Seguro de viagem: Faça aqui seu seguro de viagem com desconto pelo site dos Seguros Promo.

7. Converse com as pessoas

Procure conversar com as pessoas que estão hospedadas em sua acomodação e peça recomendações.

Sempre fico em hostel quando viajo sozinha, pois é mais fácil de fazer amizades, tem sempre um grupo onde você pode se juntar. Mas ao ficar em hostel, fique sempre atenta com seus pertences.

Encontre grupos para fazer os passeios, quando fui para o Deserto do Atacama, conheci pessoas através dos passeios.

8. Sempre avise alguém do local onde irá visitar

Geralmente, sempre aviso minha mãe para saber onde estou, especialmente quando estou viajando sozinha.

Sua família se preocupa com você e provavelmente quer notícias suas todos os dias, então envie uma mensagem de texto e informe o que você está fazendo durante a viagem. 

Isso fará você e sua família se sentirem mais seguros e caso algo aconteça, eles saberão onde você está.

Converso com muitas mulheres que adiam seus sonhos de viagem porque não querem fazer isso sozinha. Mas se você não tem um parceiro ou companhia, tente encontrar a coragem de seguir em frente.

Com certeza, você encontrará pessoas com o mesmo propósito pelo caminho.

Você está pensando em viajar sozinha? Gostou das dicas de como viajar sozinha pela primeira vez? Coloque nos comentários.

Planeje sua viagem com Roteiros para Viajantes

Faça seu seguro de viagem com desconto! Em parceria com a Seguros Promo indicamos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. >>>QUERO COTAR SEGURO DE VIAGEM

Faça sua reserva de hostel, hotel ou apartamento por aqui através de nosso parceiro Booking>>>QUERO COTAR HOSPEDAGEM

Alugue seu carro aqui! Indicamos a melhor opção de preço e qualidade para você através de nosso parceiro Rentcars. >>>QUERO COTAR ALUGUEL DE CARRO

VOCÊ PODE GOSTAR

Escreva um comentário