fbpx

Como tirar fotos viajando sozinha?

Por Lizandra Telles
Como tirar fotos viajando sozinha - Companheiros de viagem

Afinal, todas as viajantes querem saber como tirar fotos viajando sozinha.

Esse é uma das grandes dúvidas que viajantes solos apresentaram em uma pesquisa informal que fiz outro dia em uma comunidade de viagens.

Será que blogueiras de viagem solo possuem poderes secretos que conseguem tirar fotos incríveis de si mesmas?

Normalmente, as viajantes solo não aparecem em suas próprias fotos, a menos que tenham um  “namorado do Instagram”.

Segundo as más línguas: por de trás de cada linda conta no Instagram há um namorado ou marido fazendo as fotos. Embora muitas vezes seja verdade, não é o meu caso, então resolvi passar as dicas de como tirar fotos viajando sozinha.

Você precisará de muita paciência, não se preocupar em parecer boba e aprender a ser “cara de pau”.

Esse post inclui links de afiliados do blog Roteiros para Viajantes, são serviços que indico porque sempre utilizo e acredito que irão te ajudar em sua viagem. Se você optar por fazer sua reserva ou comprar algo através desses links abaixo, você não terá nenhum custo adicional. Estará ajudando na manutenção do blog através de uma pequena comissão que recebemos e seremos muito gratos.

Saiba como tirar fotos viajando sozinha

Para arrasar em suas postagens no Instagram, veja como tirar fotos viajando sozinha:

1.Temporizador do celular + Tripé

Como tirar fotos lindas com o celular? Se você tem um iPhone, melhor ainda. A resolução do smartphone é ótima e você vai conseguir fazer várias fotos lindas com seus recursos.

Possivelmente, a maneira mais simples de tirar uma foto sua quando viaja sozinha é usar o temporizador automático do smartphone.

Para usar este método, você também precisará de um tripé ou de uma superfície plana para colocar seu celular.

Superfície plana pode significar qualquer coisa, apenas certifique-se de que seu celular não seja roubado, atropelado, inundado (perto do mar) ou algo parecido.

Quanto ao tripé, pode ser um de sua preferência, eu tenho aquele tipo “aranha” flexível, a vantagem é que ele é pequeno e permite que você pendure o tripé em diversas superfícies para fotos ou gravações.

2. Bastão de Selfie

Os bastões de selfie ganharam muita popularidade nos dias de hoje, mas o resultado é que eles funcionam.

Para falar a verdade, não gosto muito dessa forma de tirar fotos, mas existem várias fotos muito legais de viajantes feitas assim no Instagram e deixo a dica.

3. Usar apenas partes do corpo

Use sua criatividade para tirar fotos bonitas sozinha! Você não precisa de todo o seu corpo na foto para provar que estava em algum lugar.

Seu corpo inteiro nem sempre tem que estar na foto.

Que tal uma foto de seus pés no meio das pedras ou uma daquelas que as pernas ficam à beira-mar?

Essa foto abaixo tirei em uma cachoeira em uma viagem para Itapeva em Minas Gerais.

Como tirar fotos viajando sozinha - partes do corpo

4. Utilizar seu braço para fazer selfie

Para mim, eu sei que pode ser fácil, porque tenho os braços longos…rs Mas apenas estique o braço o máximo que puder, faça uma pose e tire uma selfie.

É bem mais discreto do que tirar uma foto com um bastão de selfie, você é capaz de conseguir uma boa imagem.

Essa técnica funciona perfeitamente se você precisar de uma foto como esta abaixo com o Mickey de fundo.

Como tirar fotos viajando sozinha - Selfie

5. Companheiros de viagem 

Através de companheiros de viagens é a melhor maneira de tirar lindas fotos, pelo menos para mim.

Fazendo passeios de excursão, fazendo cursos ou ficando em hostels, você consegue conhecer bastante gente durante uma viagem.

Essa minha foto no Pier em San Francisco foi tirada por uma colega brasileira que conheci lá na cidade.

Como tirar fotos viajando sozinha - Companheiros de viagem

6. Pedir para estranhos amigáveis

Normalmente não tenho problemas em pedir à uma pessoa aleatória para tirar uma foto minha (mesmo que na maioria das vezes elas não saiam tão bem).

A grande dica é oferecer para tirar uma foto da pessoa primeiro para ser mais educada.

Essa foto abaixo foi tirada por uma turista no parque da Warner Bros em Los Angeles, em uma exposição do Harry Potter.

Como tirar fotos viajando sozinha - Estranhos

Como melhorar suas fotos com aplicativos de edição de fotos para smartphones?

Melhores aplicativos de edição de fotos para smartphones

  • Adobe Lightroom – Gratuito ( meu preferido)
  • Photoshop Express – Gratuito
  • Snapseed – Gratuito
  • PicsArt – Gratuito (compras no aplicativo)
  • Hypocam – Gratuito (compras no aplicativo)

Adobe Lightroom

O Adobe Lightroom vem em dois tipos, o Lightroom CC e o Lightroom Classic CCO Classic se tornou o padrão-ouro para gerenciamento e edição de fotos digitais entre profissionais, mas a interface simplificada e os maravilhosos recursos de sincronização em nuvem da versão mais recente significam que não é necessário um profissional para gerenciar ou editar fotos.

Disponível no Android e iOS, o Adobe Lightroom CC é um gerenciador e editor de fotos com todos os recursos, completo com suporte a fotos RAW, predefinições, ajustes de exposição, marcas d’água e muito mais. 

Photoshop Express

Falando em ferramentas de fotografia de nível profissional, talvez não exista uma ferramenta que seja mais sinônimo de edição de fotos do que o Adobe Photoshop. 

A Adobe lançou uma versão Express há algum tempo, que, apesar de não ser tão poderosa quanto a versão para desktop, ainda permite cortar fotos, ajustar exposições e realizar várias tarefas. 

Você pode até criar suas próprias predefinições, o que pode economizar muito tempo ao editar fotos no seu telefone ou tablet. 

O Photoshop Express também possui uma ferramenta de recuperação (como você usaria para remover acne em um retrato), opções de desfoque, redução de neblina e modelos de colagem.

Snapseed

Snapseed é um aplicativo de edição de fotos de nível profissional desenvolvido pelo Google. Possui uma enorme quantidade de opções de edição para ajudar até mesmo as fotos mais comuns a ganhar vida. 

Permite controlar suas imagens, incluindo vários controles deslizantes capazes de alterar a vinheta, o desfoque, a temperatura e outros atributos de uma foto. 

Você também pode adicionar efeitos como granulação, aparência de filme no estilo da década de 1960 ou o filtro Retrolux exclusivo. 

Você pode até empilhar efeitos, semelhantes às camadas do Photoshop, facilitando a produção de um resultado totalmente novo cada vez que você edita uma foto.

PicsArt

Se você preferir misturar novamente as fotos do que criar retoques e filtros simples, o PicsArt pode ser mais o seu estilo. Pense no PicsArt como uma mistura entre o Photoshop e o Paint. 

Você pode editar suas fotos, mas também pode usar uma variedade de ferramentas de pincel para adicionar às suas imagens – adicionando brilho, decorando com texto, ajustando uma cor ou criando qualquer re-mistura que você possa imaginar. 

Com o PicsArt, você também pode cortar um objeto de uma foto e colocá-lo em cima de outra. Embora o recurso de destaque do PicsArt seja o remix (e a comunidade para encontrar inspiração para re-mix), talvez você nem precise de um aplicativo separado com ferramentas para clonar e recortar.

Hypocam

Quais são as suas formas favoritas de tirar fotos quando viaja sozinha? Você prefere confiar na tecnologia ou em outras pessoas?

O domínio da fotografia em preto e branco envolve aprender a ver o mundo em preto e branco – mas com o Hypocam, você não precisa. O aplicativo monocromático converte a exibição ao vivo em preto e branco, para que você possa ver como será a foto sem cor antes de tirá-la. 

Além da câmera embutida, o aplicativo contém uma infinidade de ferramentas diferentes projetadas especificamente para a edição de fotos em preto e branco, incluindo texturas. O aplicativo também inclui um feed de notícias no estilo de mídia social para encontrar mais inspiração em preto e branco.

Gostou das dicas? Tem alguma que você utiliza e não está nesse post? Coloque nos comentários.

Compartilhe essas dicas com outros viajantes.

Planeje sua viagem com Roteiros para Viajantes!

Faça seu seguro de viagem com desconto! Em parceria com a SegurosPromo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

Faça sua reserva de hostel, hotel ou apartamento por aqui através de nosso parceiro Booking! Buscamos a melhor opção para você.

Alugue seu carro aqui! Buscamos a melhor opção de preço e qualidade para você através de nosso parceiro Rentcars.

VOCÊ PODE GOSTAR

Escreva um comentário