fbpx

Como planejar uma viagem sozinha?

Por Lizandra Telles
Viajar sozinha com segurança

Quando confrontamos com o medo de encarar uma viagem solo, infelizmente muitas mulheres simplesmente desistem de viajar. Por isso, resolvi fazer esse artigo sobre como planejar uma viagem sozinha.

Imagino que você deve estar pensando: Não consigo viajar sozinha! Mas nunca foi tão fácil viajar sozinha do que agora.

À medida que a tecnologia se expande para todos os cantos do mundo, absolutamente tudo, desde reservar quartos de hotéis até ficar em contato com a família, tornou-se muito fácil fazer as coisas por conta própria.

Pretendo mostrar que viajar sozinha não é um bicho de sete cabeças, mas você deve fazer um bom planejamento de sua viagem e ter certos cuidados necessários.

Então, decidi juntar algumas dicas para o seu planejamento antes de viajar, através das experiências que tive.

Dicas de como planejar uma viagem sozinha

Como planejar uma viagem sozinha?

1. Escolha seu destino onde se sente confortável

Provavelmente, você vai querer encontrar um lugar onde você não tenha uma enorme barreira linguística, onde os moradores são simpáticos e prestativos, destinos onde você se sentirá segura sozinha.

Recomendo que se aventure pelo próprio país, se sentir insegura para falar outras línguas.

Especialmente para as mulheres, viajar sozinha pode ser perigoso, ou pelo menos mais complicado em certos destinos, como a Índia, Oriente Médio e a África.

Então, opte por locais onde você já se sinta familiarizada e ao mesmo tempo tem um grande desejo de conhecer.

Você pode optar por locais onde sua família costuma visitar ou um local que já foi visitado por pessoas que você conhece.

Minhas preferências para viagens solo no exterior são: San Francisco, Santiago e Buenos Aires.

San Francisco, foi o local onde escolhi para fazer minha primeira viagem solo. A cidade da Golden Gate é simplesmente maravilhosa. Essa viagem foi um sonho realizado.

Os Estados Unidos é um destino recomendado, principalmente para que tem um propósito de fazer intercâmbio, que foi o meu caso.

Encontrei pessoas que me acolheram muito bem. Em San Francisco tem muitos lugares para conhecer, foram experiências que guardei para toda vida.

Em Santiago também me senti bastante acolhida, o povo chileno é bastante receptivo e gostam bastante de receber os brasileiros.

Recomendo Buenos Aires também para sua primeira viagem solo, pois tem muito brasileiro, com certeza você fará amizade logo.

2. Documentos, vistos e vacinas

Para fazer uma viagem internacional, um item que se torna quase obrigatório é o passaporte, quase obrigatório, porque não é necessário para vários países da América do Sul, sendo somente necessário o RG em bom estado e válido.

Mas para a maioria dos destinos pelo mundo, o passaporte se torna documento padrão.

Com isso, se você ainda tirou o seu passaporte ou o documento está com válida vencida, acerte tudo isso com antecedência.

Preste atenção! Em países como os Estados Unidos, por exemplo, você realmente não consegue entrar com o passaporte vencido.

Consulte todas as regras do país que você decidiu viajar. Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 6 meses de validade.

Depois ter o passaporte em mãos, você precisa saber se o país que pretende viajar exige ou não visto para brasileiros. Falando novamente dos Estados Unidos, é importante ressaltar o visto para o país é obrigatório, sem o visto você não poderá embarcar.

Também é importante verificar se o destino escolhido exige comprovante internacional de vacina contra diferentes doenças. A principal delas é contra a febre amarela.

3. Passagem aérea

Como planejar uma viagem sozinha - Documentos, vistos e vacinas

Depois de definir o seu destino e verificar os documentos, chegou a hora de dar o primeiro passo concreto para sua viagem. A compra da passagem aérea.

Atenção! Você pode pesquisar ao mesmo tempo os preços dos hotéis, mas nunca reserve o hotel antes de comprar a passagem aérea. Pois existem vários hotéis com diversas promoções no Booking. Mas passagem aérea com um bom preço se deixar para última hora será mais difícil.

4. Reserve a hospedagem 

Ter reservas prontas antes do embarque no primeiro voo, geralmente significa menos estresse quando a viagem realmente começa.

Para a sua primeira viagem sozinha, eu recomendo pelo menos ter a pré-reserva de suas primeiras noites.

Isso permitirá que você entre no ritmo de viajar sozinha, sem o estresse adicional de encontrar um lugar para ficar imediatamente.

Escolher hostel ou hotel? Depende do seu tipo de viagem, se prefere economizar recomendo hostel, mas se prefere comodidade e conforto, recomendo hotel.

Viajar sozinha não é necessariamente sinônimo de passar toda a viagem sozinha. A experiência em hostels geralmente permitem que você conheça pessoas de diferentes locais e culturas.

Muitas vezes você pode encontrar pessoas que também estão viajando sozinhas, o que é uma grande oportunidade para fazer amigos e obter companhias para passeios.

Quando viajo sozinha sempre prefiro ficar em hostel, em quarto particular ou em quarto feminino, porque é muito mais fácil de fazer novas amizades

Depois de definir seu tipo de hospedagem, faça sua escolha analisando a sua proximidade dos principais pontos turísticos do local ou dos locais que pretende visitar.

Pense que vai estar sozinha e fazer passeios caminhando ou através de transporte público te trará mais segurança do utilizar um taxi ou Uber.

A próxima etapa é saber se o hotel ou hostel é confiável, leia relatos de pessoas que se hospedaram nos locais, você pode ver isso através do Booking, que tem várias funcionalidades na escolha de sua hospedagem.

Preste bastante atenção, principalmente nos depoimentos de mulheres, pois assim você terá uma noção de como será sua experiência.

>>>Reserve aqui sua hospedagem nos melhores hotéis ou hostels

5. Obtenha um Seguro de Viagem

Como planejar uma viagem sozinha - Seguro de viagem

Não é bom pensar, mas ficar ferida ou mesmo doente é uma possibilidade sempre que você viaja.

Muitas outras coisas não tão bacanas podem acontecer com você enquanto você está no exterior, como ter uma companhia aérea perdendo sua bagagem, ou ser assaltada por aí.

Por este motivo, ter um seguro de viagem é uma dica importante de como planejar uma viagem sozinha.

Você definitivamente vai querer investir em um bom seguro de viagem que não só cubra todos os problemas de saúde que surjam, mas que também cobrirá você no caso de uma viagem cancelada ou perda de bagagem.

Recomendo você fazer seu seguro de viagem pelo Seguros Promo, pois apresentam seguradoras com a melhor cobertura e menor preço para que sua viagem seja tranquila.

>>>Faça aqui a cotação de seu seguro de viagem pelo menor preço

6. Planeje a comunicação com sua família

Não se surpreenda se a sua família e amigos expressarem alguma preocupação sobre seus planos em viajar sozinha.

Viajar sozinha ainda é um pouco fora do normal em muitas comunidades, e muitas vezes é visto como uma perseguição perigosa, duplamente se você for mulher.

A boa notícia é que nunca foi tão fácil manter contato quando você está viajando.

Antes de sair de casa, crie um plano de comunicação que funcione tanto para você quanto para os familiares envolvidos. Isso também é um item importante de como planejar uma viagem sozinha.

Wi-Fi pode ser encontrado mesmo em áreas remotas e é muito mais fácil do que costumava ser para comprar um Chip de Viagem para ter internet em qualquer lugar.

>>>Compre aqui seu Chip de Viagem e tenha internet e comunicação em todos os lugares

5. Carregue cópias de documentos importantes

Passaporte, ingressos, confirmações de reserva… é uma boa ideia ter cópias impressas das coisas, e também ter fotocópias de documentos importantes, como seu passaporte, por prevenção!

Mantenha essas cópias em algum lugar seguro, idealmente separado dos originais. Esse é o tipo de coisa que eu colocaria no meu cofre do hotel ou em um lugar trancando com chave.

6. Mantenha suas coisas seguras

Quando você está viajando sozinha, somente você é responsável por tudo. Tudo, desde organizar viagens até encontrar a sua hospedagem, se manter e deixar suas coisas seguras.

A segurança é sempre um tema importante quando se trata de viajar sozinha, e há muitas coisas que você pode fazer para garantir a segurança de si mesma e seus pertences.

Como você vai manter suas coisas seguras é algo que você pode planejar com antecedência também.

Além de estar ciente do seu entorno e confiar em seus instintos (e não carregar todo o seu dinheiro com você de uma só vez), existem as doleiras que ajudam bastante.

Gostou do artigo de como planejar uma viagem sozinha? Compartilhe com outras amigas viajantes!

Leia também:

Viajar sozinha para Buenos Aires é seguro?

Destinos para viajar sozinha: Top Dicas

Como ir a praia sozinha? Melhores dicas

Como tirar fotos viajando sozinha

5 Situações para evitar ao viajar sozinha

Planeje sua viagem com Roteiros para Viajantes

Faça seu seguro de viagem com desconto! Em parceria com a Seguros Promo indicamos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

Faça sua reserva de hostel, hotel ou apartamento por aqui através de nosso parceiro Booking!

Alugue seu carro aqui! Indicamos a melhor opção de preço e qualidade para você através de nosso parceiro Rentcars.

VOCÊ PODE GOSTAR

Escreva um comentário